O

Glossário Ascar de termos supermercadistas

O

 

Oferta - Produto vendido com margem muito baixa ou subsidiado pelo fornecedor para atrair clientes. Oferta de produtos de alto valor atraem clientes de mais longe. Veja Baixar o preço.

Ofertas de fim de semana - Produtos oferecidos para venda a preços especiais durante os fins de semana. 

Oferta por tempo limitado - Um fabricante reduz o preço de um produto, por um determinado tempo, para aumentar o seu volume de vendas. É uma redução temporária de preço que o varejista deve repassar aos clientes.

One stop shopping – Termo em inglês que designa uma loja ou um local que oferece uma ampla variedade de produtos e serviços. O objetivo é economizar o tempo de deslocamento do cliente que pode encontrar tudo que precisa num só lugar.

Operações - Divisão responsável por tudo o que se refere às lojas e seus resultados, incluindo estoques, pessoal, finanças, armazenagem, distribuição e o desempenho geral das unidades.

Operador supermercadista - Um varejista que possui e opera um supermercado.

Oportunidade de lucro - Está na promoção, e melhor exposição de itens mais lucrativos que a media da seção ou da loja. Veja Itens lucrativos.

Orelha - Pequena extensão presa à frente de uma prateleira de uma gôndola usada para ampliar a frente de um produto aumentando a sua visibilidade. Veja Extensor.

Orgânico – Veja Produto orgânico.

Orgo – Pequena prateleira colocada lateralmente ao terminal de gôndola.

OTC - Em inglês “over the counter”, refere-se a produtos farmacêuticos que não necessitam de receita médica para serem vendidos. Assim podem ser vendidos nas farmácias através do autosserviço. No Brasil a legislação é mais complexa.

Overhead - Em termos contábeis é um custo ou despesa que serve toda a empresa, não sendo parte de nenhuma loja. É necessário para a operação do negócio e tipicamente um custo indireto e fixo. A sede e a diretoria maior é um bom exem- plo dele.