FORMATOS DE LOJAS DE ALIMENTAÇÃO NO BRASIL


Os formato de loja de alimentação se diferenciam por características quanto ao público alvo, quantidade de itens, número de checkouts e tipo mercadorias que disponibiliza, entre outros aspectos. Conheça um pouco mais sobre cada um dos formatos:

1) LOJA DE CONVENIÊNCIA

Trata-se de uma pequena loja de alimentação com área de "fast food". Apresenta preços em média 15% mais altos que os supermercados e disponibiliza cerca de 1000 itens. Outra característica é a ausência de não alimentos.

2) LOJAS DE SORTIMENTOS LIMITADOS


Disponibiliza cerca de 700 itens, basicamente de mercearia. Opera com até 4 checkouts em um ambiente despojado, de no máximo 700 m2 de área de venda.


3) SUPERMERCADO CONVENCIONAL

O supermercado convencional possui área de vendas entre 700 e 2.500 m2 e opera, pelo menos, 5 seções tradicionais:
- Mercearia
- Carnes
- Frutas e Verduras
- Frios e Laticínios
- Não Alimentos
Opera com 7 a 20 checkouts e cerca de 9.000 itens.

4) SUPERMERCADO COMPACTO

Possui área de vendas menor que o supermercado convencional (entre 300 e 700 m2) e muitas vezes deixa de operar uma das 5 seções tradicionais, trabalhando com cerca de 4.000 itens e de 2 a 6 checkouts.

5) SUPERLOJA


Apresenta área de vendas de até 5.000 m2 e opera com um número de itens até 60% superior ao de um supermercado tradicional, com cerca de 25 a 36 checkouts. As vendas de bazar (não alimentos) representam cerca de 10% da total.

6) HIPERMERCADO


Um hipermercado apresenta basicamente 5 departamentos:
- Mercearia
- Perecíveis
- Têxteis
- Bazar
- Eletrodomésticos

A área destinada à alimentação, na maioria dos hipermercados, nunca é inferior a 50% da área total de vendas, vendendo cerca de 35.000 itens e operando com até 90 checkouts.

7) SUPERCENTER


O supercenter pode ser definido como uma "loja de departamento de desconto em auto-serviço" acrescida de um supermercado. Opera com mais de 50.000 itens.

8) LOJA DEPÓSITO


Oferece cerca de 7.000 itens, com boa participação dos perecíveis, em área de vendas despojada, de baixo investimento e com 4.000 a 7.000 m2. Opera com até 50 checkouts.

9) CLUBE ATACADISTA


Um clube atacadista oferece linha limitada de produtos - cerca de 4.500 itens - e opera com embalagens institucionais. As vendas de não alimentos representam em média 35% da total e pode apresentar até 35 checkouts.